“Uma língua grande, como os mares”

dialp16_ban

O Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) celebra-se a 5 de maio, e, este ano, Portugal vai promover cerca de 200 ações num total de 58 países, quase o dobro do ano passado, sob o lema “Uma língua grande, como os mares”.

O português é a quarta língua mais falada do mundo, atualmente por 261 milhões de pessoas, nos cinco continentes. Projeta-se que alcance os 380 milhões de pessoas em meados do século XXI. É ainda a língua mais falada no hemisfério sul, um dos cinco idiomas com mais utilizadores nas plataformas digitais e língua de trabalho em 32 organizações internacionais.

O objetivo da comemoração do Dia da Língua Portuguesa é “afirmar internacionalmente a língua portuguesa tal como ela é”, anunciou esta terça-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, na apresentação das iniciativas.

“É uma língua com múltiplas variedades, todas de igual valor”, defendeu, destacando que “a força da língua portuguesa está na sua vivacidade, na sua natureza viva e dinâmica e nas múltiplas variedades, todas de igual valor que a constituem”.

As iniciativas pretendem ainda promover o ensino do português “como língua materna, de herança, segunda, estrangeira” e o seu uso, quer como “língua de falantes nativos ou que aprendemos a usar”, disse o ministro.

Por outro lado, este dia, estabelecido em 2009 pela CPLP, tem como objetivo acentuar as culturas que se exprimem em português: “É uma língua em que se exprimem múltiplas culturas, todas de igual valor”, acrescentou Santos Silva.

Por fim, outro objetivo é “promover, através da língua, o diálogo e a cooperação entre os países da CPLP, com as diásporas e com os restantes países, outras instituições e agentes locais”.

Agência Lusa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *